Sumário - Nós do ensino

Abaixo, descrição e sumário do livro Nós do ensino: perspectivas interdisciplinares de leituras do Design


Nós do ensino: perspectivas interdisciplinares de leituras do Design alinha-se com um dos conceitos fundamentais do design ao caracterizá-lo como um espaço cognitivo capaz de pensar diferente sobre o presente: um espaço de pensamento sobre o possível de uma maneira distinta. Os textos são de autoria de profissionais que investiram na pós-graduação strictu sensu nas esferas da Educação, da Linguagem e/ou do Design; de profissionais de ensino com experiência nos diferentes segmentos, desde a Educação Básica até o Ensino Superior; e de profissionais que participam do desenvolvimento de objetos de aprendizagem . Entendemos que a presente coletânea pode contribuir para a inter-relação linguagem-vida social, e propiciar um pensar sobre uma escola que contemple sujeitos e suportes em interação com as demandas contemporâneas. Assim, a despeito da certeza de em nossas práticas profissionais integrarmos um “nós”, pronome pessoal (muitas das vezes assombrado pelas constantes e voláteis transformações pelas quais a sociedade vem passando que reverberam no contexto de ensino-aprendizagem) e de vivenciarmos um “nós”, substantivo (que, frequentemente, amarram, emperram nossas ações ou, ao contrário, concretizam ligações), certo é ser nossa intenção dividir nosso desejo de que ensino e pesquisa aliem-se no sentido de propiciar interações com qualidade de vida nos plurais espaços de ensino-aprendizagem distribuídos por nosso país.

Sumário

Lista de Autores
Apresentação
Prefácio
Analisando livros didáticos, repensando os lugares do design
Romulo Miyazawa Matteoni e Jackeline Lima Farbiarz
Livro didático: Palavra, imagem e ação
Cynthia Macedo Dias e Jackeline Lima Farbiarz
O design de capas de Língua Portuguesa: a produção da Ática nas décadas de 1970 e 1980
Didier Dominique Cerqueira Dias de Moraes
Pensando o objeto: visitando o livro didático
Tatiana Tabak e Jackeline Lima Farbiarz
Repensando políticas de fomento à leitura no Brasil: a mediação pelo design gráfico
Jackeline Lima Farbiarz e Alexandre Farbiarz
Formação visual na adolescência: constatando carências na perspectiva do Design
Maira Gonçalves Lacerda e Jackeline Lima Farbiarz
Pintar por palavras e ler por imagens
Renata Vilanova Lima e Luiz Antonio Coelho
Design e educação: projetando objetos para competências
Gabriel do Amaral Batista e Luiza Novaes
Práticas pedagógicas e mediação tecnológica sob a perspectiva da confluência de repertórios
Barbara Jane Necyk e Guilherme de Almeida Xavier
Materiais didáticos em meio virtual: a democratização da autoria
Kátia Modesto Valério, Nelson Mitrano Neto e Maria Aparecida Moreira
Espaços contemporâneos de ensino aprendizagem
Ricardo Artur Pereira de Carvalho e Daniela Marçal