Post sobre nossas etiquetas!

O  Rogério Fratin, do blog Designices, fez um post bem legal sobre uma das etiquetas que colamos nas caixas em que enviamos os livros vendidos no site.


É muito legal ver esse reconhecimento. Clique na imagem ou vá para:http://goo.gl/SsTy

Entendemos que a embalagem é o primeiro contato real do cliente/leitor com a 2AB após a compra. Antes disso, só houve comunicação por e-mail…
Ora, uma embalagem que comunica parece ser algo muito elementar para nós designers, não? Não.

Tenho visto muitas lojas enviando pedidos em caixas e envelopes sem qualquer diferenciação. Eu compro muito pela internet e a única loja que já vi fazer algo para surpreendente foi a Camiseteria, e ouvi o pessoal d’O Segredo do Vitório dizer que até cheiro eles planejam colocar nas caixas (genial!).

Há tantas lojas com sites surpreendentes e excelentes posturas e posicionamento mas que fazem o feijão com arroz na entrega.
No fim das contas, o cliente é atendido e o serviço é feito muito bem. O cliente comprou e recebeu o produto. Só que isso nada mais é do que a obrigação da loja: informar o cliente durante a compra, entregar no prazo e resolver problemas se algo sair da normalidade.

Qual é a chance de fazer diferente?
Nós tentamos fazer a embalagem de modo que o leitor se surpreenda antes mesmo de abrir a caixa. O objetivo é que ele saiba ao chegar na portaria que aquela caixa é da 2AB. Mais: nos preocupamos em causar essa impressão, pois sabemos que ele estava ansioso, preocupado, animado. E mesmo após abrir a caixa, encontrar alguns mimos, como marcadores e balinhas talvez façam ele pensar na 2AB com carinho.

Algumas tentativas tem alto custo, como a caixa com o mapa estampado. Pelo feedback, a etiqueta que é feita em tipografia e entregue a nós em rolos dá mais resultado.
Estamos o tempo todo pensando em novas maneiras de surpreender.

Se você tiver alguma ideia, adoraremos conversar!